Assimetrias na mandíbula criam tensões na musculatura porque os músculos tentam corrigir as resultantes distorções do alinhamento tridimensional e fazer movimentos de torque para conseguir ocluir os dentes. Os músculos são colocados em um estado de contração constante. Estas situações requerem uma permanente compensação dos músculos do pescoço, para manter a cabeça ereta e os olhos nivelados.
Muitas vezes, ao contrário do que sempre se pensou, temos que considerar a hipótese de termos interferências como conseqüência, e não como causa das DCM.
A posição postural da mandíbula é muito importante e pode manifestar-se em toda a postura do indivíduo.
YAVICH, L.G. Alterações na orientação do côndilo mandibular devido a traumatismos na primeira infância. JBA, Curitiba, v.1, n.4, p.270-279,
out./dez. 2001.

Neste link podem baixar o artigo completo:

Laminografia da articulação temporomandibular onde se pode apreciar a mudança do eixo do crescimento condilar.

Pagina do Atlas de imagens sadias e patológicas da articulação temporomandibular. English-Spanish and Portugues 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2008. v. 1. 256p .
Capa do Atlas de Imagens Sadias e Patológicas da Articulação Temporomandibular. English-Spanish and Portugues 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2008. v. 1. 256p .