0

01

A patologia da articulação temporomandibular tem sido frequentemente detectada com o surgimento de ferramentas de diagnóstico é uma preocupação crescente entre os profissionais de saúde. Dor e diminuição do rango de abertura mandibular pode ser a única evidencia de infecções crônicas

1

Jovem de dezoito anos com dor aguda em ambas as articulações temporomandibulares foi referida pelo seu dentista que a estava tratando com diferentes modalidades incluindo placas mio relaxantes que não aliviavam os seus sintomas

2- 3

A radiografia panorâmica em muitos casos pode mostrar processos degenerativos  mesmo não sendo um exame para avaliar a ATM. Mas  neste caso não mostra informação relevante nas cabeças mandibulares.

4

A imagem dos seus dentes mostra um desgaste inferior, e muitos dos profissionais comentaram que as dores eram pelo bruxismo, mas mesmo as placas mio relaxantes colocadas nunca aliviaram os sintomas da paciente, o qual criou um círculo vicioso no qual era repetido que as dores eram produto do stress quando nada mais tinha sido investigado.Como a panorâmica não mostrava a patologia da ATM, a paciente foi rotulada como se tivesse uma manifestação psicossomática e recomendou antidepressivos.

5

Fatores psicossociais ou  falta de diagnóstico?
7Uma simples laminografia mostra a ATM direita e esquerda em fechamento e abertura mostra cabeças mandibulares sem cortical situação mais grave do lado direito.8

A tomografia computadorizada revela uma vasta reabsorção da cabeça mandibular direita e cistos subcondrais na cabeça mandibular esquerda. Sua historia clínica revela traumatismo direto no mento na infância e infecções repetitivas de ouvido.

9

A tomografia computadorizada revela uma vasta reabsorção da cabeça mandibular direita e cistos subcondrais na cabeça mandibular esquerda. Sua historia clínica revela traumatismo direto no mento na infância e infecções repetitivas de ouvido.

10

A ressonância nuclear magnética revela no lado direito a destruição do disco mandibular e do lado esquerdo a luxação irredutível do disco articular. Observasse a falta total da cortical da articulação do lado direito.

11

Comparação de um corte sagital da tomografia e da ressonância mostrando a falta de cortical em ambas as imagens.

12Mesmo não apresentando sintomatologia clínica de doença inflamatória, foi encaminhada a um reumatologista para investigação.13

14Não podemos tomar estruturas patológicas como referência para nenhuma confecção de dispositivos intra orais.1516

Seus músculos mastigatórios foram desprogramados eletronicamente com um DEM desprogramador eletrônico mandibular e depois foi registrada uma mordida em posição de repouso neuromuscular fisiológica utilizando um magnetógrafo.

17         Este método consiste em estabelecer a posição de inoclusão espacial mandibular determinada pelo comprimento genético do músculo.
Esta posição pode ser registrada manualmente com um calibre ou pelo computador com um cinesiógrafo computadorizado.
1819

O traçado do kineciógrafo mostra a limitação da abertura do paciente 31,8 mm  e a péssima velocidade de abertura.

20

 

21Nenhuma máquina serve de diagnóstico, é uma ferramenta importantíssima, mas sempre a decisão de onde se toma o registro é do profissional encarregado do diagnóstico individual de cada paciente.22

Com esses dados construímos um aparelho intraoral testado electromiograficamente e kineciograficamente para suportar a posição neurofisiológica escolhida.

23Registros comparativos a direita o inicial com limitação de abertura e péssima velocidade a esquerda com o dispositivo, excelente abertura, translação correta e excelente velocidade.24

Após um ano de tratamento uma nova tomografia mostra claramente a remodelação positiva da cabeça mandibular direita e o processo de recuperação do lado esquerdo.

25

Após um ano de tratamento uma nova tomografia mostra claramente a remodelação positiva da cabeça mandibular direita.26   Após um ano de tratamento uma nova tomografia mostra claramente a remodelação positiva da cabeça mandibular direita.
27
Comparação dos registros iniciais e  os registros de controle do paciente após 6 anos.Sem Título-1

Comparação da ressonância nuclear magnética corte sagital da ATM direita fechada antes do tratamento e após o tratamento. Observa-se a cortical formada ausente na primeira ressonância nuclear magnética.
28

Lembro quando muito pequena aproximadamente oito anos de idade, apoiava os meus braços na mesa e dizia para a minha mãe: estou com dor de cabeça.

Passavam os dias e quando o médico foi consultado após um exame clinico dizia que precisava dormir mais.

Os anos passavam e a dor continuava, todos os dias.

Já não aguentava mais e voltei no medico varias vezes foram feitos muitos exames, mas não apresentavam nada, nenhuma anormalidade.

Sempre me davam o mesmo tratamento: antidepressivos, mas a dor continuava.

Nunca me conformei com o que me diziam que eu não tinha nada, que eram coisas da minha cabeça…

Estava segura que eu tinha alguma coisa, eu nunca estava bem e a dor continuava.

29

Consultei um dentista, dizia que as dores eram pelo bruxismo.

Passei a usar um aparelhinho que continha água por um tempo. Não resolveu.

Voltei, colocaram uma placa, mas não senti nenhuma diferença

Foi aí que me encaminhou para outro Professional: a Dra. Lidia Yavich, não pensei duas vezes, a única coisa que queria era melhorar.

Comecei o tratamento com a esperança de melhora.

Fiquei muito feliz por saber o que eu tinha de verdade que não era minha cabeça. Foram muitas viagens,mas a cada uma me sentia mais feliz, pois as dores diminuíram.Hoje estou bem ,muito bem e sem dores.

Muito obrigada, beijos.

31

Imagens comparativas da recuperação do processo degenerativo