A publicação anterior tratou o enfoque neuromuscular fisiológico da primeira e da segunda fase no tratamento das patologias da articulação temporomandibular.

A paciente da última publicação Ortodontia Tridimensional na Segunda Fase dos Tratamentos das Patologias da ATM” tinha todas as peças dentárias e boa saúde periodontal, o que nos permitiu por meio de uma ortodontia tridimensional restaurar e equilibrar o sistema após a primeira fase, com a ELIMINAÇÃO DO DISPOSITIVO.

 

Sabemos que há casos em que podemos melhorar o quadro  e outros em que podemos evitar que piorem, outros ainda em  que só poderemos tratar a dor.

Nesta publicação relataremos um caso onde devolvemos à paciente uma boa qualidade de vida e pudemos oferecer uma reabilitação neuromuscular fisiológica combinada com uma ortodontia tridimensional, sempre mantendo a localização mandibular em equilíbrio com os planos musculares, com a articulação temporomandibular e com os planos dentários, conseguidos na primeira fase. 

Neste caso, devido a vários processos degenerativos ativos em todo o corpo decidimos para proteger a paciente, manter a órtese.

1 HELENA DE MATTOS

Paciente feminina de 54 anos de idade se apresenta no consultório com forte dor na parte superior da cabeça, nas têmporas, na nuca e na coluna cervical.

1B HELENA DE MATTOS

A dor é tanta que ELA REFERE VONTADE de arrancar todos os dentes, acreditando que a origem da dor seja dos dentes. Refere muita dor no rosto, e fortes pontadas nos ouvidos.

1C

Neste gráfico a paciente marcou a dor nas áreas de cabeça e pescoço, mas referia dor em varias articulações do corpo registradas na anamnese.

Depoimento da paciente:

Muito tempo atrás começou a dor no ouvido. Consultei vários médicos otorrinolaringologistas que falaram que não tinha nada no ouvido.

Consultei um neurologista e após de ser medicada com carbamazepina FALARAM QUE TINHA UMA NEURALGIA DO GLOSSOFRANGEO.

Senti muito desconforto com a medicação. tonturas e falta de concentração. Consultei com o Dr. Jose Valdai de Souza, que retirou essa medicação. Fez uma melhora no sistema geral e revisando a articulação temporomandibular me encaminhou para a clinicamy.

2 DENTES

A paciente apresentava uma estética MUITO deteriorada dos seus dentes e rosto, MAS O MOTIVO DA CONSULTA ERA DEVIDO A DOR NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR, DOR NA FACE, FORTE DOR DE CABEÇA E DOR DE OUVIDO.

A paciente já tinha se submetido a muitos tratamentos odontológicos, mesmo assim continuava desgastando e quebrando os dentes. A paciente apresentava perdas de elementos dentários.

Tinha também  próteses instaladas, mas a paciente desistiu de obter uma melhora estética já que as dores de articulação e de cabeça não lhe permitiam ter uma vida normal.

3 DENTES

Ela já tinha consultado vários especialistas, até ser encaminhada pelo seu médico clínico à Clínica My.

A vista oclusal dos dentes da paciente é marcada pelo desgaste dos dentes anteriores, tanto superiores como inferiores.

4 PANORAMICA

Ao exame radiográfico obseva-se ausência dos elementos dentais 18,16,28,28,36, 46 4 48.

Os elementos 15, 14, 22, 24, 26, 35,44 e 45 se encontram endodonticamente tratados.

Presença de prótese fixa com apoio nos elementos 16/15. Presença de prótese fixa unitária com pino metálico intracanal nos elementos 14, 22, 26, 35,34 e 45.

Extensa restauração coronária nos elementos 13,24 e 44.

Presença de material restaurador nos elementos 11, 21, 23, 27,32 e 47.

Perda óssea alveolar na maxila e na mandíbula mais acentuada nas áreas edêntulas.

Alongamento do processo estiloide esquerdo.

5 LAMINOGRAFIA

A Laminogafia da paciente em oclusão habitual mostra retroposição dos côndilos mandibulares e uma sequela de traumatismo na primeira infancia (no lado esquerdo).

Pode-se observar nesta imagem a alteração do eixo de crescimento do côndilo mandibular. Alterações na Orientação do Côndilo Mandibular Devido a Traumatismos na Primeira Infância

Caso clínico apresentado na edição número 4 do Jornal Brasileiro de Oclusão, ATM e Dor Orofacial, de outubro/dezembro de 2001.

Structural modifications of the mandibular condylar process as one of the sequels of traumatism in infancy

Artigo publicado no Journal of Cranio-Maxillary Diseases, volume 3, issue 2,  julho/dezembro de 2014.5B LAMINOGRAFIA

Alterações na Orientação do Côndilo Mandibular Devido a Traumatismos na Primeira Infância

Caso clínico apresentado na edição número 4 do Jornal Brasileiro de Oclusão, ATM e Dor Orofacial, de outubro/dezembro de 2001.

5C LAMINOGRAFIA

Structural modifications of the mandibular condylar process as one of the sequels of traumatism in infancy

Artigo publicado no Journal of Cranio-Maxillary Diseases, volume 3, issue 2,  julho/dezembro de 2014.

No histórico de traumatismos a paciente comunicou que a mãe dela tinha relatado que muito pequena ela tinha caído de uma arvore de cabeça.

5D ressonancia boca fechadaUm dos cortes da ressonância nuclear magnética mostrando a assimetria das cabeças mandibulares, e a alteração do eixo de crescimento do lado esquerdo.

Os discos articulares se encontram luxados anteriormente com redução nos cortes da ressonância em boca aberta (não incluídos nesta publicação).

O objetivo principal neste caso é a descompressão e equilíbrio tridimensional dos músculos mastigatórios. As assimetrias estruturais provocadas pelo traumatismo não podem ser modificadas, mas o equilíbrio muscular sim.

6 TELE PERFIL

A radiografia de perfil mostra o colapso da oclusão da paciente.

A simples vista poderíamos atribuir esse colapso a perda dentaria e migração do molar MAS NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, a paciente apresenta uma perda dimensional também provocada pela alteração do eixo de crescimento da cabeça da mandíbula.

Esta perda dimensional é muitas vezes observada em pacientes com TODAS AS PEÇAS DENTARIAS EM BOCA, mas que apresentam alteração no eixo do crescimento do côndilo mandibular, devido a traumatismo na primeira infância ou outros processos etiológicos que afetaram uma ou ambas as cabeças mandibulares.

7 C7  A radiografia lateral incluindo a coluna cervical mostra o total desalinhamento vertebral, os processos degenerativos e perda do espaço entre as vértebras.

  Depoimento da paciente:

Tive um acidente de carro, um caminhão atravessou na frente do meu carro, eu bati com o rosto no vidro do automóvel, precisei fazer uma reparação no rosto.

7B C7 2

Osteófitos ( bico de papagaio) especialmente em C4, C5 e C6. A paciente também tem ressonância magnética da coluna cervical mostrando varias protrusões dos discos intervertebrais.

7D FRONTAL 8 A DENTES ORTOSE

Seus músculos foram desprogramados eletronicamente e foi construído um DIO dispositivo intraoral, ou órtese em posição neuromuscular fisiológica. Nas outras publicações se faz menção dos métodos cinesiográficos utilizados.

8 B eletromiografia em oc. habitual

A eletromiografia de superfície em oclusão habitual nos mostra uma importante assimetria dos músculos temporais direito e esquerdo e também assimetrias entre os masseteres direito e esquerdo.

8C fotos comparativas frontais

Modificações estéticas com o dispositivo em posição neuromuscular fisiológica em boca.

10B PANORAMICA implantes 1

Foi planejada a instalação de dois implantes no lado esquerdo inferior e dois implantes no lado direito superior onde a paciente tinha uma prótese velha.

Todos estes procedimentos são realizados SEMPRE COM DIO (Dispositivo Intra-Oral) construído em posição neuromuscular fisiológica colocado em boca 24 horas por dia.

10C panoramicas comparativas

Radiografias panorâmicas comparativas: inicial antes do tratamento em oclusão habitual e a panorâmica com os implantes colocados, com o DIO, dispositivo intraoral em posição neuromuscular fisiológica instalado em boca.

9 dentes cavidades

O preparo cavitário só teve uma finalidade provisória, estética que nos permitiria o inicio da movimentação ortodôntica do setor anterior como vai ser postado mais tarde.

10 dentes prov e inicio da ortodontia

Os dentes foram reabilitados PROVISORIAMENTE COM RESINAS para melhorar a estética e  autoestima da paciente.

A paciente apresentava remissão da sintomatologia, o que nos permitiu trabalhar na recuperação da saúde, da estética e do sistema estomatognático da paciente.

A movimentação ortodôntica COM O DISPOSITIVO INTRA-ORAL FOI INICIADA. O primeiro objetivo foi a verticalização do molar inferior do lado direito e a recuperação do espaço do 46  que nos permitisse a instalação do implante.

11 preparo ortodontico setor anterior O segundo objetivo na continuação da reabilitação neuromuscular fisiológica combinada com a ortodontia tridimensional foi a vestibularização do setor anterior superior possibilitando a reconstrução anatômica adequada dos dentes.

12 preparo protese-1

Alguns dentes apresentaram degeneração pulpar, precisando endodontia e reforço do       núcleo dentário com pinos metálicos.

13 cimentação de coroas provisorias Implante no lugar do 46, após a recuperação do espaço.

14 cimentação definitiva dos provisórios 15 cimentação coroas definitivas

Nesta vista sem o dispositivo intraoral, com as coroas metalo-cerâmicas já cimentadas, se mostra o setor incisivo inferior com desgastes a serem reabilitados com resinas.

16 terminado

Neste caso o planejamento inicial foi manter um dispositivo intraoral após a reabilitação, já que a perda dimensional era muito grande.

A paciente apresentava perdas ósseas também importantes e diversos processos degenerativos em varias articulações do corpo.

A paciente ja tinha sido submetida a procedimentos como a INSTALAÇÃO DE UMA PRÓTESE NO QUADRIL.

A paciente apresentava um IMPORTANTE DESALINHAMENTO NA CERVICAL COM OSTEÓFITOS E PERDA DO ESPAÇO INTERVERTEBRAL.

O dente 35 tinha um pino de mais de 10 anos fraturado ( lembrar que era o último dente antes da instalação dos implantes) com importante sobrecarga.

Foi decidida a extração desta peça e a paciente que ESTÁ SEM DOR, E COM O ESPAÇO PRESERVADO PELO DIO, vai decidir mais tarde a instalação de um implante.

16B oclusal final 17 laminografia final

Laminografia mostrando a descompressão tridimensional das cabeças mandibulares.

18 laminografias comparativas

Comparação das laminografias antes e após a reabilitação neuromuscular fisiológica combinada com e a ortodontia tridimensional

19 PANORAMICA final

Radiografia panorâmica com a finalização da reabilitação e o espaço do dente 35 preservado para futuro implante.

20 panoramicas comparativas

Comparação das radiografias panorâmicas pré, durante e após a reabilitação neuromuscular fisiológica combinada com a ortodontia tridimensional.

21 comparativas frontais

Comparação das radiografias frontais pré e após reabilitação neuromuscular fisiológica e ortodontia tridimensional. 

23Fotografias intraorais pre e pós tratamento.

21 comparativas laterais

Comparação das radiografias laterais e da coluna cervical, pré e após reabilitação neuromuscular fisiológica e ortodontia tridimensional.

Lembrar que parte da decisão de manter o dispositivo é por causa das lesões degenerativas na coluna cervical, como em outras articulações. 

22 postura comparativa

Modificações estéticas e posturais da paciente pré-tratamento e após a reabilitação neuromuscular fisiológica.

dEPOIMENTO 1

Depoimento da paciente:

Quando cheguei à clinica eu estava com muita dor no rosto, na cabeça e no ouvido. Tinha vontade de mandar tirar meus dentes de tanta dor, e tanta ferroada no ouvido.

Quando estava em um ambiente silencioso sentia zumbido do lado esquerdo e a dor subia para a cabeça. Às vezes passava a noite caminhando para poder aguentar…

Iniciei o tratamento da ATM (articulação temporomandibular) e comecei a ter alivio das minhas dores.

Após dois anos iniciamos a reabilitação. No meio tive uma cirurgia de bacia, onde os médicos precisaram instalar uma prótese de quadril.
Também tive um tumor no rim e os médicos precisaram removê-lo.

Essas situações demoraram o ritmo da reabilitação.

Sem dor e com melhora na estética a Dra. Lidia e o Dr. Luis Daniel me explicaram que não poderia retirar totalmente o dispositivo, já que a perda de dimensão era muito grande e também porque os meus processos degenerativos estavam ativos, o que implicava falta de estabilidade não só na ATM, mas também em outras articulações.

dEPOIMENTO 2

Fiquei com um dispositivo intraoral pequeno que vai ser trocado em pouco tempo por um dispositivo intra-oral estético.

Minha qualidade vida melhorou 100 por cento, eu consigo dormir muito bem, e até o zumbido não sinto mais, nem as ferroadas.

ESTÉTICAMENTE MELHOROU A MINHA AUTOESTIMA, mesmo que isso não TENHA SIDO o motivo da procura. O motivo era aliviar as minhas dores, agora SEM DOR, TAMBÉM A ESTÉTICA É IMPORTANTE.

Grande abraço e o agradecimento aos meus Drs, Lidia e  Dr. Luis Daniel, pela qualidade de vida.

FINAL